terça-feira, 20 de abril de 2010

Recordações...

A vida da gente é como uma grande peça de teatro. Ou como um livro que folhamos página por página. Tem atos e capítulos que vivemos dia a dia e nela comparecem pessoas, personalidades e personagens.
Na semana santa fui visitar amigos e ex-alunos que deixei no norte do Paraná. Florestópolis, Porecatu e Miraselva marcaram minha vida. Cada um ocupa um lugar especial dentro de mim. Alguns já foram arrebatados para as paragens eternas. Outros arribaram atrás de sonhos e ideais em outras terras onde vencem e brilham. Muitos ainda estão lá. Nem todos encontrei, mas os que pude ver, fizeram um bem danado e proporcionaram um amontoado de recordações. E de muitas emoções. Bom demais foi vê-los, ouvi-los e rememorar um capítulo lindo de minha história. Afinal, foram eles que me acolheram no final nos anos setenta, quando escolhi o Paraná como querência. Vim com mala e cuia, alguns trapos de roupa, livros, meia dúzia de trocados e muitos sonhos.
Ex-seminarista, com filosofia e Estudos Sociais no currículo, fui dar aulas que é o que eu sabia fazer. Comecei no Ginásio Estadual e na Escola Normal de Florestópolis. Depois fui lecionar em Porecatu, no Ginásio Malvino de Oliveira e na Escola Normal Ricardo Lunardelli. Ensinei e aprendi, tal como diz brocardo latino: "Dum docent, discunt". Enquanto ensinam, aprendem...
Visitei os colégios. Deixei alguns livros de teatro, poesias, romances e de cultura geral. Livros que podem fazer bem aos estudantes. Na medida em que circulava pelas ruas e avenidas, ia encontrando conhecidos e recordando coisas que os anos não trazem mais. Florestópolis cresceu muito. Quase me perdi. Mexeram na estrutura da cidade. A avenida onde desfilávamos em 7 de setembro, tem contramão. Mas, pude encontrar o Orlando Marrone, Ivan Rodrigues, o Baiano, o espanhol, o Romeuzinho e sua mãe dona Ita, o Gim Cícero, o Durvalino Lago, o Moacir Fioreze, o Valter Carnelossi, o José Vieira, o Sérgio Luiz Pedro, Maria Aparecida e seu marido Nivaldo Senhorini que são co-fundadores da pastoral da criança. Fui à casa do José Morais que era vereador do MDB, em 1969. E é vereador de novo. Zuei que não gostei quando, à época, ele elogiou a ditadura. Logo para mim que vinha de Santo Ângelo, onde o regime militar me torturara porque fora presidente do Diretório Acadêmico da Filosofia. Esperava encontrar um camarada da esquerda e ele elogiou os caras. Só agora o "Zé Morais" me revelou que despistou na resposta, temendo que eu fosse ligado ao regime. Tá louco? É, tinha dessas...
Em Porecatu, com O Nosor Ianicelli Pereira e Edson Moretti, tive a honra de fundar o jornal "O Vale do Paranapanema". Ainda hoje ele circula, sob a competência e boa letra do Moretti. Abracei amigos e irmãos como o Sana, Edson e Terezinha Moretti, Dionísio, Bidinha, Beto, Nestor, Paulo Téni e Norma Barrueco. Vi Odair, Claudete e Frassato e visitei o prefeito Valter Tenam que foi meu aluno. Vi Joaquim, doutor Tomé e o doutor Agamenon. Matei saudades de outros tantos que não lembro mas que estão no meu coração.
Vindo embora, passei por Miraselva, onde abracei mais amigos. O Edson Moreira, o Donadon e o ex-prefeito Warner Negrão e dona Dinda. Já era meio dia da Sexta-feira santa. Fui filar bóia na casa do Valdenir e da Conceição, filho e nora do José Pala. Chorei ao saber que dona Vitalina tinha falecido. Mãe do Valdenir, ela era minha mãe também. Mandava uma marmita encorpada, só para que seu filho a dividisse comigo, quando fazíamos Direito em Tupã. Chorão que sou, de novo estou com lágrimas nos olhos. Culpa das recordações...

(Eliseu Auth é Promotor de Justiça inativo, atualmente Advogado militante).

4 comentários:

  1. Eliseu, fiquei muito feliz e encontrar seu blog me retratando a adolescencia na nossa querida florestopolis. sinto saudades daquela epoca e fico feliz em poder acompanhar seus ideais os quais nunca abandonou. Deixarei meu email pra que entre em contato suelisenhorini2009@hotmail.com. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. oi Eliseu....creio que deva lembrar-se de mim...Sueli,filha do seu Ozório,irmã do Onivaldo,Sirlei,Sidnei,etc...passaram-se os anos,mas lembro-me sempre daquela época...saudades mesmo....gostaria que ao ler meu comentario,entrasse em contato comigo,isto me deixaria muito feliz,podes crer...!!!meu email é: suelisenhorini2009@hotmail.com ----meu telefone:067-99647563 -um grande abraço,Sueli....

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Foi para mim uma grande alegria ver seu comentário acerca de sua estada e da acolhida que teve à poucos dias em Florestópolis.Normalmente quando alguém triunfa se esquece facilmente das origens e do passado. Com você foi diferente,voltou ao ponto de partida e me emocionou em seu comentário.Sou feliz por tê-lo como um de meus eternos mestres.Um grande abraço.Luiz Cezer Marrone.....Marronerefrimar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. "Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá"...
    É assim que me lembro de ti, querido e amAdo mestre...
    Teu nome está gravado em nosso coração de alunos....e jamais esquecido, porque vc fez a diferença em nossas vidas.
    Amor a Deus, ao cidadão e a Pária, como tú nos ensinaste, são para a vida toda. Poesia, vida, alegria, civismo, ética, moral...são valores que aprendemos contigo...
    Abraços e que Deus o ilumine...iremos com certeza vê-lo lá no Congresso Nacional nos representando, e, com certeza minha terra será bem melhor a partir de então.
    Sueli Marrone Almeida...smarroneall@hotmail.com

    ResponderExcluir